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Na sequência das fortes cheias que ocorreram no Funchal em 20 de Fevereiro de 2010, foi criado um grande depósito de inertes, provisório, à frente da Avenida do Mar, com o material carreado pelas cheias. Após a reconstrução das obras afetadas, impunha-se a necessidade de definir a utilização ou o destino final a conferir ao material depositado. A solução técnica, económica e ambientalmente mais adequada para este depósito foi o seu aproveitamento para a construção de um novo cais, aumentando a capacidade do Porto do Funchal na operação de navios de cruzeiro e, simultaneamente, garantindo a proteção do material depositado e permitindo ainda a criação de uma doca para embarcações de recreio.
Este cais, permitirá uma frente acostável com aproximadamente 322,35m de comprimento, com fundos de serviço -8,00m (ZH). A frente de acostagem será contínua em cerca de 271,15m, sendo a restante extensão garantida com a disposição de dois duques d'alba de acostagem e amarração afastados entre si de 13,80m e 12,60m. A plataforma do cais é à cota +5,50m(ZH) e tem 20,15m.
A estrutura do cais é composta por um conjunto de 17 caixotões de betão armado, distinguindo-se duas tipologias principais distintas, dispostos lado a lado, e com uma superestrutura igualmente em betão armado. A diferente configuração dos caixotões deve-se á necessidade de criar câmaras de dissipação de energia das ondas ao longo da frente acostável, minimizando a reflexão das ondas incidentes e o consequente agravamento das condições de agitação na bacia portuária. Este cais abriga do lado interior uma doca destinada ao estacionamento de embarcações de recreio e de embarcações marítimo-turísticas.
Estudos de Modelação Matemática; Estudos de Manobrabilidade dos Navios em simulador em tempo real (MARIN-MSCN); Estudos de Amarração dos Navios no cais com recurso a modelo matemático (Ship-Moorings); Especificações Técnicas e acompanhamento da execução dos Ensaios em Modelo Físico Reduzido; Projeto de Execução de todas as obras marítimas; Assistência Técnica.