Levantamento e inspeção de elementos que constituem a infraestrutura rodoviária com recurso a dispositivos especializados, possibilitando a representação da informação geograficamente ou sob a forma de esquemas lineares.
O inventário rodoviário pode ser realizado com ferramentas de alto rendimento Astra Light ou com dispositivos Mobile.
O levantamento de alto rendimento permite percorrer as vias a velocidade reduzida, fazendo as respetivas incidências e sua referenciação à quilometragem da estrada e coordenadas GPS. Para levantamentos maiores requisitos quanto à posição geográfica poderá optar-se pelo inventário rodoviário com Dispositivos Mobile - aplicação para dispositivos móveis com ligação a um sistema de informação geográfica (SIG) em tempo real.
Serviços prestados na monitorização de pavimentos rodoviários e aeroportuários. A NRV | Norvia possui a mais recente tecnologia necessária à caracterização estrutural e funcional de pavimentos, dispondo nomeadamente dos seguintes equipamentos: Deflectómetro de Impacto (Falling Weight Deflectometer - FWD), Perfilómetro Laser (Irregularidade Longitudional / IRI - International Roughness Index), Texturómetro Laser (macrotextura), Grip-tester (coeficiente de atrito), Astra light (inspeção visual de pavimentos e inventário rodoviário). A informação recolhida com os equipamentos constitui a base de dados fundamental para a posterior implementação de sistemas de gestão de pavimentos, para o desenvolvimento de estudos de reabilitação e para o controlo de qualidade durante a execução.
A NRV | Norvia tem desenvolvido nos últimos 15 anos diversas soluções de gestão da conservação em infraestruturas rodoviárias com especial enfoque na implementação de sistemas de gestão de pavimentos.
A implementação de um sistema de gestão tem como finalidade a definição de um programa de manutenção da rede, otimizando os custos de intervenção face aos níveis de qualidade desejados.
Os sistemas de gestão de pavimentos podem ser implementados em vários tipos de infraestruturas: autoestradas, redes rodoviárias nacionais e municipais, aeródromos, aeroportos, etc.
Uma vez que a sinalização constitui um interface entre o condutor e o ambiente rodoviário a qualidade da mesma tem grande influência na segurança rodoviária. Neste sentido, prestam-se serviços de monitorização da sinalização vertical e horizontal com dispositivos e equipamentos especialmente concebidos para o efeito. A monitorização da sinalização horizontal é feita com o equipamento de avaliação dinâmica designado de ECODYN, dispositivo que permite a avaliação contínua das várias marcas rodoviárias, circulando a velocidades compreendidas entre 80 e 120km/h. No que respeita à monitorização da sinalização vertical, a mesma é realizada com recurso a retroreflectómetro estático que avalia a eficiência das telas refletoras.